Nosso propósito

A Plátano Jardins de Reconexão Afetiva tem como propósito promover a integração do ser humano com o meio ambiente, por meio da relação com elementos naturais e objetos que trazem à memória características peculiares de cada cliente. Trabalhando pequenos espaços, a fim de torná-los usuais e confortáveis para quem deles usufruir.

A Plátano surgiu em 2018 e foi idealizada pela bióloga e paisagista Iaponira Sales de Oliveira, que é Mestra e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente e tem dedicado seus estudos à compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente.

Não é preciso sair de casa para se reconectar à natureza

A vida corrida dos tempos modernos e a verticalização das cidades reduziu o contato das pessoas com a natureza. E refazer essa conexão pode ser bem mais simples, mais próximo do que se imagina, de um jeito criativo e afetivo: em pequenos espaços adequados para a criação de jardins e hortas. A chave para isso é saber escolher as plantas que mais se adaptam ao espaço disponível e à rotina das pessoas.

Essa é a vocação da Plátano Jardins de Reconexão Afetiva, idealizada em 2018 pela bióloga e paisagista Iaponira Sales de Oliveira, mestra e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente. A missão da Plátano é proporcionar aos clientes o resgate do acesso aos elementos naturais por meio de jardins projetados de forma personalizada em pequenos espaços de casas, apartamentos, escritórios e outros estabelecimentos comerciais.

Personalização

Para garantir que os jardins sejam perfeitamente adequados às características individuais de cada cliente, a Plátano cria cada projeto a partir de uma conversa em que o cliente traça um histórico de sua relação com a natureza. Este briefing resulta em um projeto em 3D para aprovação e posterior implantação junto com os fornecedores dos elementos que compõem o jardim. A montagem é feita junto com o cliente, que se familiariza com as plantas e aprende os cuidados que terá que tomar para o desenvolvimento adequado do jardim. A Plátano também oferece um manual de cuidados com as plantas e realiza uma visita de manutenção um mês após a implantação do jardim.

Projetos realizados

 

Nossos serviços

 

Nossos jardins

Dentro de nosso modelo de jardins sensoriais e afetivos em pequenos espaços trabalhamos com diversas nuances que se adequam ao perfil de cada cliente, oferecendo os seguintes serviços:

Sua horta, sua cura

Indicado para pequenos espaços e para valorização paisagística. Conhecendo a história do cliente é possível transformar seu jardim em um ambiente único, com suas características e personalidade, trazendo conforto e bem-estar

Jardim Estimulante

A diversidade de formas, cores e texturas das plantas aguça os sentidos, desenvolve a criatividade, a memória e o raciocínio lógico pela exploração de elementos sensoriais e táteis. Pode ser desenvolvido em escolas, empresas ou na sua casa.

Sua história, seu jardim

Indicados para varandas gourmet, apartamentos e casas, com a valorização do ambiente. É um tipo de paisagismo que trabalha pequenos ambientes, de uma simples parede a um corredor, trazendo mais vida aos ambientes.

Jardins para vizinho ver

Desenvolvido para casas ou estabelecimentos comerciais que desejam criar um espaço criativo, interativo e de valor agregado. Utilizando plantas e outros elementos naturais como pedras, água e fogo, esses espaços atraem os pássaros e permitem a contemplação de um espaço zen, trazendo alívio para os anseios da alma e bem-estar para o corpo.

Sua logomarca, sua identidade sustentável

Indicado para empresas que valorizam a sustentabilidade, a adoção da logomarca viva, utilizando elementos naturais, transmite de forma bastante eficiente o respeito ambiental. A logomarca viva pode ser exposta em um jardim, parede viva ou suspensa da empresa.

Workshops

A Plátano acredita que o conhecimento deve ser partilhado, principalmente quando se refere a valores sociais e ambientais. Por isso disponibiliza para diversas instituições e organizações oficinas teórica e prática de jardinagem e o paisagismo sustentável, promovendo o desenvolvimento humano e o aprimoramento das relações interpessoais.

As palestras são destinadas a instituições educacionais ou empresas que desejam ampliar as discussões sobre temas de caráter ambiental como:

Sustentabilidade | Relação humana com a natureza | Educação Ambiental | Gestão Integrada de Resíduos Sólidos | Biocontrole de pragas | Compostagem

Principais temas

  • Jardim de suculentas
  • Mini-jardim zen
  • Terrários
  • Jardim de kokedama
  • Flores comestíveis
  • Horta e temperos em vasos
  • Vasos criativos e ecológicos
Agenda

02/11/2019 – OFICINA MÃO À TERRA: COMPOSTAGEM E CULTIVO DE ERVAS MEDICINAIS
Terraço Verde às 14hs – Valor 79,00

DIA 07/11/2019 – WORKSHOP: O CULTIVO DE PLANTAS EM APARTAMENTOS.
Condomínio Giardini – Portão. Às 19h30. Entrada Gratuita

DIA 14/11/2019 – WORKSHOP: DECORAÇÃO NATALINA COM FLORES NATURAIS.
Local: A CASA 03. Rua Fernandes de Barros, 306. Às 14h00. Valor: 40,00

DIA 23/11/2019 – OFICINA: COMO PLANTAR EM VASOS TEMPEROS E ERVAS.
Evento “Semeando: elevando a consciência”. Local: Four Cowork. Às 15h00. Valor: 40,00.

Depoimentos

 

A Plátano Paisagismo ajudou a dar um pouco mais de vida para meu escritório, sempre considerando detalhes dentro do que eu precisava. A Iaponira é uma profissional super dedicada, sem contar que seu domínio e foco na sustentabilidade é um diferencial muito importante para a Plátano, e também para nós clientes, pois entendemos a importância de muitos elementos no paisagismo. A Plátano oferece uma extensa variedade de serviços para vários tipos de gostos e com variados benefícios, fica até difícil escolher! Estou super satisfeita com meu novo cantinho e recomendo e todos que buscam uma empresa íntegra, sustentável e responsável.

Flávia Schütz

Administradora, BeyUp

O projeto paisagístico feito pela Plátano no meu escritório conseguiu trazer além da questão estética com as cores das plantas que escolhemos, alguns aspectos que melhoraram a qualidade no cotidiano de trabalho, pois o cantinho que resolvi tornar verde (uma parede com nichos) é um escape nos momentos de tensão e estresse e também é um acalanto apenas no fato de olhar para elas. Além disso trouxe algo que eu tinha perdido por trabalhar na selva de pedra, que é o contato com a terra e as plantas, pois todos os dias eu posso regá-las, conversar com elas, e também podá-las e adubá-las, o que tem efeito terapêutico. Amo meu escritório do jeito que ele está hoje e não me vejo mais trabalhando num ambiente sem esse resgate às origens naturais. Obrigado Plátano e Iaponira por construir junto comigo esse novo estilo de vida no meu escritório!!!!

Marinaldo Cunha

Gerente Administrativo, Octagoon

Recebi indicação da Plátano por meio de uma amiga comum. Estávamos com pouca grana e não tínhamos ideia do valor deste tipo de serviço. Assim recebi a visita da Iaponira, uma pessoa super disponível e disposta a fazer o teu sonho de um lindo jardim dar certo. O projeto inicial foi lindo, mas no primeiro orçamento da floricultura eu já havia desistido e pensado que não era hora, e que, colocaríamos somente a grama, mas, a Iaponira sempre presente estava lá no dia da colocação da grama e com sua energia e conhecimento fez seus rabiscos no chão e quando percebi eu já tinha comprado algumas flores e pedras e o pouco se multiplicou em um jardim acolhedor e dentro das minhas possibilidades. Gratidão Iaponira pelo seu conhecimento e amor pelo que faz.
 Fiquei muito feliz com o resultado e aos poucos estamos colocando em prática cada parte do projeto!

Graciely

Psicologa

Entre em contato

 

 

(41) 9 9122-1711

Av. República Argentina, 2150 - sala 41 - Portão- Curitiba - Brasil

Vamos construir nosso jardim dos sonhos juntos!